18 de abril de 2012

Gerenciando a Profissão II: Money, money, money...

Continuando a postagem sobre controle financeiro.
 E retomando à utilização do livro de controle movimento. O mesmo pode ser feito em um caderninho bem simples, anotando tudo o que ganhou e gastou durante cada dia do mês. Ao final de cada mês, o resultado final demonstrará se você gastou mais do que recebeu (servindo como prova de que será necessário mudar de atitude e tomar alguma providência para reverter esse quadro) ou se ganhou mais do que gastou (podendo formar uma poupancinha para futuros investimentos).

Para isso é só adaptar um caderninho , com o modelo planilha:
Cada linha é referente a alguma ação (compra, venda) onde somam-se os ganhos e subtrai-se os gastos. Ao final de cada dia, traça-se um risco, coloca o saldo total (que deverá bater com o que consta na gaveta). Se houver alguma retirada no final do dia para pagar alguma conta ou adiantamento salarial, é necessário subtrair também para que o mesmo não conste no saldo inicial do próximo dia.

Planilha para impressão



E esta é uma planilha em excel , disponível para impressão AQUI. Que segue praticamente o mesmo esquema, é só preencher e providenciar um fichário em que se possa guardar ordenadamente todas as fichas.





Planilha de dados com cálculo automático


Também, providenciei esta outra planilha, (PARA BAIXAR CLIQUE AQUI) em que é só jogar os dados na coluna correta, que o cálculo será feito automaticamente no final de cada planilha. Neste caso, não é necessário fechar cada dia com o saldo total. Pois, no final de cada entrada ou saída de serviço ou mercadoria, o cálculo já será feito automaticamente.


IMPORTANTE!!! Procure reservar uma carteira, gaveta ou caixinha só para o $$$ arrecadado ou gasto com o seu negócio. Caso contrário, corre-se o risco de misturar o $$$ pessoal que serve para ir à feira, comprando esmaltes que se usa no trabalho e vice-versa. Ah! Daí você pensa: Mas, o importante é que está dando para fazer as coisas que preciso com este dinheiro.

Tá, pode até ser que sim de imediato (para o mesmo dia). Mas, no final de cada mês, você não se lembrará de todas estas retiradas e se precisar de um $ extra, poderá se perguntar: - Mas eu trabalhei tanto este mês, como não tenho $$ algum?!?!
Então, cada vez que fizer uma retirada para gastar com itens de uso pessoal, considere como um adiantamento salarial, registrando certinho na planilha diário quando e para quê realizou esta retirada.

Aproveitando, esta planilha também pode ser utilizada para organizar seu orçamento pessoal, desde que leve em consideração todos os seus meios de ganho e todos os gastos que tem durante o dia. Esse procedimento é importante para saber o quanto gastamos com supérfluos que poderiam ser evitados.


0 comentários:

Postar um comentário

OBRIGADA POR DEIXAR SUA OPINIÃO!

* Seu comentário é muito importante para a vida deste blog ^_^

** É blogueira? Deixe o link de seu blog para que eu possa retribuir a visita

*** Conteúdos com linguagem inadequada ou contendo dados pessoais não serão publicados. Caso tenha alguma duvida, por favor entre em contato por e-mail: hanamiunhas@gmail.com