27 de fevereiro de 2013

Esmalte vencido, pode?

Essa semana, enquanto examinava minha caixinha de esmaltes a procura de um esmalte alaranjado... Eis que me deparo com o Sonora da Coleção Acústica da PasseNati. Ele é um coralzinho bem fofo, é o esmalte que mais se aproxima do laranja em minha pequena coleção. Mas, já faz tanto tempo que ele está ali que já nem faz mais parte da Coleção Passe Nati e na hora de conferir a validade... Cade a data de vencimento?




Lembro que este vidrinho veio numa troquinha o ano passado/retrasado usei 2X no máximo e, desde então, se acomodou lá no fundo da gaveta. Ao colocá-lo lá, nem me atentei a procurar a data que costuma ser de 3 anos a partir da fabricação. Apesar de não ter engrossado, parece ter tido uma pequena alteração na cor, e sem dúvida alguma já deve ter passado do seu prazo de validade.

 Então, fazendo uma pesquisinha básica na internet, vocês conhecem os riscos de usar esmaltes que passaram do prazo de validade?

Pois bem, assim como tudo que é industrializado, os esmaltes também possuem um prazo de validade que nada mais é do que uma garantia que o fabricante dá (até a data informada) com relação a segurança e bom funcionamento de seu produto. Após a data informada pelo fabricante, a utilização do produto e suas possíveis consequências ficam por conta e risco da pessoa que o fizer.

Produtos como estes, em geral, possuem conservantes (ou bactericidas), então, com o passar do tempo ocorrem alterações em sua fórmula, aumentando a chance de alguma contaminação (como acúmulo de fungos, oxidação...).

E pensa: O que um produto cheio de fungos ou com algum solvente pode causar em nossa linda pele?

Normalmente, as ocorrências mais comuns são reações alérgicas causando vermelhidão, coceira, descamação ou mesmo infecção, não só nas unhas e ao redor da mesma, mas também , em qualquer outra parte sensível do corpo que tenha algum contato com as unhas esmaltadas como a área dos olhos, por exemplo. No entanto, a queixa mais comum das meninas que se arriscam a usar produtos fora do prazo, sabe qual é?
Unhas amareladas após a retirada do esmalte, seguido de descamação...

Conclusão: Seja importado ou nacional, por mais lindo que seja o conteúdo do vidrinho, será que vale a pena se arriscar? Com tantas cores lindas surgindo no mercado a todo instante, será que vale a pena deixar os coitadinhos esquecidos no fundo da gaveta só porque o vidrinho ainda está cheio?


O que vocês pensam sobre isso?
Alguém já teve alguma reação alérgica, após usar produtos fora do prazo de validade?

Compartilha com a gente! Esse é um assunto importantíssimo, e se podemos ajudar uma as outras, por que não relatar?


Para saber mais sobre REAÇÃO ALÉRGICA...




2 comentários:

  1. Nunca usei esmalte vencido, tenho medo.
    Beijos!

    http://dalheesmalte.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, guria. Está corretíssima!
      Tem riscos que é melhor não correr...
      Bjos

      Excluir

OBRIGADA POR DEIXAR SUA OPINIÃO!

* Seu comentário é muito importante para a vida deste blog ^_^

** É blogueira? Deixe o link de seu blog para que eu possa retribuir a visita

*** Conteúdos com linguagem inadequada ou contendo dados pessoais não serão publicados. Caso tenha alguma duvida, por favor entre em contato por e-mail: hanamiunhas@gmail.com