2 de abril de 2013

Tira a mão dessa boca menina! Pare de roer as unhas...

Pessoalmente, até meus 15 anos ouvi muito essa frase.
Foto: Google
Tentei passar esmalte com gosto ruim, não deu certo. Tentei deixar a unha sempre esmaltada, ficava horrível mas, também não deu certo. Botei na cabeça que até a formatura de 8ª serie minhas unhas estariam descentes, aí sim deu certo! Sempre fui ansiosa e um tanto insegura, talvez por isso tenha criado o habito de roer as unhas, até me dar conta disso e acabar com o problema (de roer as unhas) porque ansiedade e insegurança fazem parte das sensações nesta vida e são remediadas de outro jeito.





Para entender direito:

A nossa unha é formada por uma proteína chamada queratina, que é encontrada nas pontas dos dedos dos pés e das mãos. Algumas pessoas desenvolvem o hábito de roer as unhas quando se encontram em situações de estresse ou ansiedade. Esse hábito recebe o nome de onicofagia.

E quais os perigos para a saúde?

Roer a pele que fica ao redor das unhas causa um trauma que permite a entrada de bactérias no local, causando infecções e inflamações. O hábito é ainda mais prejudicial para quem tem problemas circulatórios e imunológicos, pois a infecção pode invadir a corrente sanguínea e complicar o quadro.

Agora, para aquelas que pessoas que além de roer, também engolem as unhas, o quadro é ainda pior, resultando em graves problemas gastrointestinais, como esofagite infecciosa, gastrite, enterocolite por infecção por microorganismos, verminoses e até apendicite.

Roer unhas também prejudica a musculatura do maxilar e a articulação temporomandibular, causa fraturas nos dentes, gengivite e problemas na mordida.

As doenças mais frequentes em quem tem o vício de roer unhas são: infecções na garganta, inflamação da pele ao redor da unha e problemas gastrointestinais diversos.

Britney e suas unhas roídas


Algumas dicas para deixar de roer as unhas:


*Na farmácia existem produtos amargos próprios para aplicar nas unhas que desafiam o seu paladar a parar o vício.

**Antigamente, usava-se colocar pimenta sobre as unhas, para que o ardor na boca, servisse de lembrete para evitar o hábito.

***Ao tratar das unhas regularmente existe a possibilidade de se sentir motivado a conservá-las. Se tiver unhas fracas ou quebradiças alguns comprimidos com vitamina A vão torna-las fortes em algumas semanas.

Para conseguir parar de roer as unhas existem inúmeras fórmulas, mas terá de encontrar aquela que melhor se adeque a cada caso.

Talvez a principal dica de todas é enfrentar o seu problema:

Sem dúvida alguma que ao olhar para as suas unhas, averiguar o estado horrível em que se encontram e aceitar que está diante de um grande problema, é o seu primeiro passo.

 Em seguida, marcar o dia de início para deixar de roer as unhas é o seu segundo passo. Nesse dia coloque um lembrete no celular, marque no calendário ou agenda como se tratasse de um dia especial (e que de fato será, pois marcará o seu primeiro dia sem roer as unhas).

Outra dica  é ocupar a sua boca com alguma coisa. Roa uma cenoura, mastigue uma pastilha, chupe uma bala... Deste modo, não terá nenhum motivo para atacar de novo as suas unhas.

Entreter as suas mãos é outra excelente alternativa. Arrume a casa, faça desenhos, jogue algum jogo no seu computador, vá até a academia, mas mantenha as suas mãos sempre ocupadas.
A maior tendência de roer as unhas é quando está sentado no sofá a ver televisão, lendo um livro ou assistindo alguma aula, ou seja, quando não tem nada para fazer com as mãos.

Aplicar unhas postiças, unhas de gel ou acrílicas pode dificultar o acesso às unhas naturais e também servir de estimulo para cuidar das unhas direito.

Conversar com seus amigos, família ou parceiro sobre as suas unhas também irá manter a sua mente focada nos seus objetivos. E, cada vez que as suas unhas melhorarem, não sinta vergonha e mostre-as aos seus amigos, de modo a obter o encorajamento necessário para continuar e quem sabe poder demonstrar a algumas pessoas com o mesmo problema que também podem derrubar esta barreira.
Durante todo esse processo, é importante investir alimentos ricos em cálcio e magnésio, de modo que suas unhas possam crescer mais rapidamente e de uma forma saudável.

Então, gostaram das dicas? Bora colocar em prática?



Referências: Site de Curiosidades e Como Deixar

2 comentários:

  1. Belo post, gostei.
    Beijos;

    http://dalheesmalte.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, fico feliz que tenha gostado e espero que possa ajudar as meninas que sofrem com isso.
    bju

    ResponderExcluir

OBRIGADA POR DEIXAR SUA OPINIÃO!

* Seu comentário é muito importante para a vida deste blog ^_^

** É blogueira? Deixe o link de seu blog para que eu possa retribuir a visita

*** Conteúdos com linguagem inadequada ou contendo dados pessoais não serão publicados. Caso tenha alguma duvida, por favor entre em contato por e-mail: hanamiunhas@gmail.com