26 de junho de 2013

Esmalte e suas utilidades Parte II: Reformando e consertando objetos

E dando continuidade ao post sobre as utilidades do esmalte, você deve estar pensando como que a gente conserta objetos utilizando um simples esmalte...

Pois é, amigos e amigas, no post anterior quando tratamos de customização, focamos mais na decoração. Hoje o post será focado em pequenos reparos.

E pequenos reparos , lembra sabe o quê???
Lataria de carro!


Quem nunca se deparou com um pequeno arranhão, ou marquinhas de sabe se lá o quê na lataria do carro? A grana tá curta, não dá p/ levar no funileiro agora, mas também não dá para deixar o carro descascando correndo o risco de enferrujar... O que fazer? Esmalte nele!

Esse video aqui do Canal AutoEsporte, está bem explicadinho é só clicar e será direcionado.

Escolha a cor que mais se aproxima da cor do carro e corrija as pequenas imperfeições com algumas pinceladas. Lembrando que essa atitude é temporária, não vai esquecer de levar na funilaria depois , heimn? E, para as meninas que dirigem (ou meninos também) por quê não escolher um esmaltinho já com a cor aproximada do carro para ter sempre nas emergências?

Também dá para dar um trato nas letrinhas da placa que parecem estar descascando, e só lançar mão do poderoso esmalte preto.

Ihhhh, bateu a louça na torneira e lascou?

Nada de jogar fora  só porque lascou um pedacinho. Experimente restaurar a peça pincelando o local danificado com uma camada de esmalte da mesma tonalidade - espere secar bem para colocá-la em uso novamente. Você vai ver: Fica como novo!

E se o problema for no seu piso de madeira que acabou com alguns riscos profundos? Preencha essas pequenas lascas aplicando um pouco de esmalte incolor. Como ele secará com brilho, passe uma lixa número 600 no local.

Uma camada espessa de esmalte incolor também ajuda a suavizar a borda afiada de um espelho ou de um vidro lascado.

Aproveite a ideia e dê uma pequena reformada em seus móveis. A lataria do fogão arranhou, a pintura da geladeira ganhou um risquinho feio... Dependendo do tamanho do estrago, você não precisa gastar um dinheirão com o conserto. Basta comprar um esmalte de unha da mesma cor da lataria e aplicar uma camada fina sobre o local: o arranhão vai ficar bem disfarçado e o produto ainda evitará a formação de um foco de ferrugem.

E por falar em ferrugem... Já ouviram aquela dica de esmaltar o preguinho para ele não ficar enferrujado e feio, principalmente quando em contato com umidade? Isso vale para qualquer objeto que possa enferrujarEu passei na dobradiça do armário (em que guardo o sal).

E falando em armário, você certamente já se deparou com aqueles parafusinhos de dobradiças ou estantes que vivem afrouxando mesmo depois de apertados. Pois experimente tirar o parafuso, pincelar a rosca com esmalte e rosqueá-lo de novo. Ele ficará firme no lugar por muito mais tempo.


Apareceu um pequeno buraco na tela da janela ou da porta. Se o buraco não tiver mais de 6 mm de diâmetro, você poderá impedir a passagem de insetos e evitar que ele aumente aplicando um pouco de esmalte incolor.

A mesma técnica pode ser utilizada se aparecer uma rachadura no para-brisa do seu carro, evite que ela aumente com um pouco de esmalte incolor. Com o carro na sombra, passe o pincel com esmalte nos dois lados do vidro para preenchê-lo bem. Leve o carro ao sol para o pára-brisa secar. Mais tarde você precisará consertar o vidro, mas isso lhe dará tempo para pesquisar o melhor preço.

E se você é um pouco distraída, se sentou sobre os óculos e a lente ficou um pouquinho rachada, mas você não pode ir à ótica neste momento. Sele a rachadura dos dois lados com uma fina camada de esmalte incolor. Com isso, ela ficará firme até você encontrar um tempinho para ir à ótica.

Você olha pro chão e percebe que perdeu uma ou duas pedras de sua biju preferida, ainda não está na hora de descartá-la. A pedra pode ser recolocada com um pouco de esmalte incolor usado como “cola”. Ele seca rápido, e o reparo ficará invisível.

Nós também podemos proteger biqueiras dos sapatos que costumam se desgastar facilmente e reparar saltos lascados pincelando um pouco de Esmalte neles.

Agora, se você estava fazendo uma dessas pequenas reformas, acabou quebrando uma unha e não possui um kit de reparos... Use um saquinho de chá, abra-o, retire o chá, corte um pedaço do saquinho no formato da unha, e cubra-o com esmalte incolor. Pressione-o sobre a unha e aplique o esmalte colorido. A quebra ficará oculta por algum tempo. Não tem saquinho de chá? Pega um pedacinho de papel higiênico (1 folha) e  siga o mesmo processo. Mas, atenção: essa técnica disfarça a unha temporariamente, portanto, se ficou alguma pontinha da unha lascada, cuidado redobrado pois a mesma poderá se enroscar.

Fontes de referência: GloboTv, Ksnoticias, Revista VBS

Conhece mais alguma dica que pode complementar este post? Deixa aqui nos comentários!!!





4 comentários:

  1. Ótimas dicas quero morre quando quebro a unha
    Te seguindo é claro espero sua visita beijos
    greenappleartesanatos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi florzinha :D

    Nossa, amei demais essas dicas.
    E sempre aderi ao esmalte para tampar manchinhas brancas, rs
    Teu blog é uma graça, seguindo aqui.
    beijos :*

    fllordemaracuja.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Nossa, quanta dica boa! O reparo da unha quebrado eu fiz! Mas usei guardanapo!

    Uma beijoca,
    Nanda Cris

    Maquiada & Esmaltada
    Maquiada & Esmaltada no Facebook

    ResponderExcluir

OBRIGADA POR DEIXAR SUA OPINIÃO!

* Seu comentário é muito importante para a vida deste blog ^_^

** É blogueira? Deixe o link de seu blog para que eu possa retribuir a visita

*** Conteúdos com linguagem inadequada ou contendo dados pessoais não serão publicados. Caso tenha alguma duvida, por favor entre em contato por e-mail: hanamiunhas@gmail.com