![]() |
foto: Google |
" -Nossa! Mas, como que a gente sente alergia (coceira) na unha sendo que nem quando cortamos, sentimos dor alguma?".
Pois é, o que poucas pessoas sabem é que esta reação não se manifesta necessariamente na unha, e sim em áreas que mantém contato com essa unha.
A alergia ao esmalte pode ocorrer de repente, normalmente quando estamos com o sistema imunológico abalado e ficamos mais suscetíveis a alergias , viroses e outros... Os sintomas normalmente são lesões com descamação, vermelhidão e coceira ao redor dos olhos, colo e pescoço, mas também pode ocorrer em outras áreas do corpo onde levamos as mãos com freqüência.
Mas, o que causa esta alergia????
O principal causador de reações alérgicas é o formaldeído e o tolueno presentes na composição dos esmaltes. O tolueno é um solvente da fórmula tradicional de esmaltes. O formaldeído está presente na resina do esmalte. A função da resina é dar a aderência e a durabilidade ao produto.
A boa notícia é que diversas marcas já possuem linhas de esmaltes (com grande variedade de cores) hipoalergênicos ou, então, com fórmula livre de tolueno e formaldeído. A notícia ruim é que eles costumam ser bem mais caros que as versões comuns. Mas é importante ficar atenta aos rótulos, até mesmo nas versões antialérgicas, para evitar surpresas.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi0b1JGtP6n-oct7Ha1k63EwUZRd6n9MUeTzdSsPzRFyQjLejuW94EG09UzJhav3icWV0FRqKIOKmKPHA0NAuEdlCpxK9a02uoiEj26hvjt_Uoli1RMa_ALPB5tBnxDUWU_NiYfQEceIju_/s200/impala.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgZzYOYkXLgvXyQd3JsUWzdCG7SaODTWa6KtRntdtzMUggeP1Hnp-LBpw7zV1BNcHQJrT8gxuMVqmS8osduRq0cT1zQDBAP16rrAzwZhEWdoGyIWZAg2iEDRB31UB6Q583hEuiY0YxeiiyK/s320/risque.jpg)
Afinal, apesar de ser a causa mais comum da alergia, não dá para afirmar que toda alergia a esmalte é causada pela dupla TOLUENO + FORMALDEÍDO. Com a variedade de esmaltes que temos à disposição hoje em dia, com os mais diversos tipos de acabamento, muitos outros ingredientes são adicionados a estas fórmulas, como é o caso dos esmaltes cintilantes que apresentam mica em sua formulação e sem contar o próprio substituto da dupla tolueno e formaldeído, que é necessário para manter a durabilidade do esmalte.
Portanto, para um diagnóstico correto da alergia a esmaltes (assim como para qualquer outro tipo de alergia) é necessário contactar um medico alergista, que através dos principais sintomas e relatos de observação feitos pelo próprio paciente, faz uma bateria de testes para detectar a substancia que lhe afeta.
No caso dos esmaltes, este teste tem uma bateria de substâncias padronizadas (no Brasil são 35, entre elas temos o formaldeído e as resinas). As substâncias são coladas à pele das costas com adesivo hipoalérgico. Após 48 horas é retirado e é feita a primeira avaliação (observa-se se em algum local ocorreu à reação alérgica e a qual substância esta reação corresponde). A segunda avaliação é após 96 horas. O teste dá positivo, quando aparece vermelhidão e até bolhas no local de determinada substância (isto quer dizer que a pessoa é alérgica a esta substância).
Determinada a causa da alergia, o médico indica o tratamento e alerta para evitar esmaltes e qualquer outros produtos que possam conter a substancia em sua formulação.
Então, agora já sabem:
Havendo qualquer sintoma, suspenda o uso e para garantir: procure um médico.
0 comentários:
Postar um comentário
OBRIGADA POR DEIXAR SUA OPINIÃO!
* Seu comentário é muito importante para a vida deste blog ^_^
** É blogueira? Deixe o link de seu blog para que eu possa retribuir a visita
*** Conteúdos com linguagem inadequada ou contendo dados pessoais não serão publicados. Caso tenha alguma duvida, por favor entre em contato por e-mail: hanamiunhas@gmail.com