11 de abril de 2012

Gerenciando a Profissão: Controle das finanças X faturamento mensal

Estou lançando essa sequencia de postagens especiais para quem trabalha como manicure/ pedicure independente. Espero que com estas dicas possa auxiliar quem está começando agora, assim como conto com a colaboração das meninas que trabalham a mais tempo neste ramo.
Então, como primeira postagem da série:

Como você faz o controle de suas finanças? Você conhece seu faturamento mensal?
Código do modelo: B 24                    Foto: Acervo Pessoal

O livro caixa é um instrumento muito usado na contabilidade e que todos deviam adotar, seja o salão de beleza, o artesão, a manicure, a dona de casa (sim! porque mesmo cuidando da casa é necessário garantir reservas para suprir suas necessidades - tipo mesada)...
Porém, é  muito comum, as pessoas que dependem do próprio trabalho (autônomo) não terem o conhecimento do quanto faturam e  quanto gastam durante cada mês . E pior, acabam misturando a finança pessoal com a de seu negócio.


No caso da manicure:
Livro caixa nada mais é do que relacionar todas as entradas, o faturamento (o que se faturou com  manicure, pedicure, unhas decoradas, entre outros...) e todas as saídas, as despesas (os gastos com luz, água, telefone, café e produtos usados no trabalho). Com o livro caixa atualizado fica mais fácil verificar no final do mês qual a real situação financeira de sua atividade.

E por falar nisso, quem optou ou andou se informando sobre como se formalizar, tornando-se um Empreendedor Individual, precisa manter esses registros sempre atualizados a fim de gerenciar melhor o negócio e preencher o Relatório mensal de receita bruta.

Nas papelarias, existe um caderno chamado Livro Movimento Caixa mas, para realizar este controle de Movimento não é necessário comprá-lo, basta preencher um formulário no Excel (que faz os cálculos automaticamente) , se preferir pode imprimir uma planinha preenchendo manualmente, ou mesmo anotar tudo direitinho em um caderninho.

Em uma próxima postagem, disponibilizarei exemplos para download e detalhes de cada item.








2 comentários:

  1. Daniela: Oiie amei seu blog...vc me esclareceu várias dúvidas *-* Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kibomn! Fico contente em ter lhe ajudado. Obrigada pela visita e fique a vontade para sugerir novos conteúdos . bjo

      Excluir

OBRIGADA POR DEIXAR SUA OPINIÃO!

* Seu comentário é muito importante para a vida deste blog ^_^

** É blogueira? Deixe o link de seu blog para que eu possa retribuir a visita

*** Conteúdos com linguagem inadequada ou contendo dados pessoais não serão publicados. Caso tenha alguma duvida, por favor entre em contato por e-mail: hanamiunhas@gmail.com