30 de maio de 2012

Micose: conhecimentos gerais

As mulheres, com mais freqüência que homens, dão grande importância à aparência de suas unhas e gastam tempo e dinheiro para mantê-las em boa forma. Além de seu apelo cosmético, as unhas têm importantes funções: ajudam a pegar e manipular objetos, protegem os tecidos das pontas dos dedos das mãos e pés, e, muito importante, refletem nosso estado geral de saúde, pois muitas doenças e condições sérias podem ser detectadas por mudanças nas unhas.


Código do adesivo: B 98                                                                                                             Foto: Acervo pessoal


Algumas dessas doenças aparecem discretamente e muitas vezes não são percebidas pelas pessoas. São as famosas doenças fúngicas, que afetam principalmente a pele, cabelos, unhas e pêlos. Há uma forte tendência delas acometerem as pessoas em épocas de aumento da temperatura, ou ainda com o uso cada vez maior de materiais sintéticos na confecção de roupas e calçados.
A dermatomicoses, termo utilizado para denominar a variedade de fungos filamentosos e não-dermatófitos. causam lesões na pele, cabelos e unhas. A micose tem nome específico, por exemplo: tínea dos pés, tínea do corpo, tínea do couro cabeludo e quando afeta as lâminas ungueais (unhas), é chamada de onicomicose.
E como perceber os sintomas? 
Normalmente os sintomas são:  coceira, descamações, manchas hipocrômicas (pitiriase versicolor), manchas hipercrômicas (Tinea corporis) e quando afeta as unhas através do formato e espessura. 
Para cuidar das onicomicoses, a atuação do podólogo é essencial, pois, otimiza os resultados, principalmente se o cliente estiver realizando além do tratamento sistêmico, o tratamento tópico com esmaltes terapêuticos, que podem ser aplicados pelo próprio podólogo, com limpeza e higienização do local. 
Foto: Google
As doenças fúngicas não são transmitidas através do toque, portanto o profissional podólogo não precisa preocupar-se com contaminação ao apertar a mão ou os pés da cliente. Mas é importante o uso do EPI: luvas, toucas, máscaras, ou óculos de proteção.
No caso das manicures, esse conceito muda um pouco, porque o contato com materiais cortantes, lixas e palitos pode levar fungos de um local a outro.  Nesse caso, a esterilização de todo o material é imprescindível, bem como o descarte de lixas e palitos. Outro cuidado importante é em relação à técnica onde todas as lâminas utilizadas para fazer as unhas devem ser tratadas para depois serem usadas nas unhas afetadas, evitando a contaminação cruzada.
Portanto, é muito importante se prevenir:
  • Secando bem os pés e o corpo após o banho;
  • Não compartilhar toalhas, chinelos, meias, entre outros;
  • Não andar descalço em ambientes como saunas, vestuários de clubes e academias;
  • Evite usar meias e roupas de tecido sintético (elas dificultam a absorção da transpiração, virando meio de cultura para fungos);
  • Preferindo tecidos de algodão que são mais leves e absorvem melhor a transpiração.



Este conteúdo foi útil para você?   Fala pra gente!

Publicado originalmente em: cabeleireiros.com

0 comentários:

Postar um comentário

OBRIGADA POR DEIXAR SUA OPINIÃO!

* Seu comentário é muito importante para a vida deste blog ^_^

** É blogueira? Deixe o link de seu blog para que eu possa retribuir a visita

*** Conteúdos com linguagem inadequada ou contendo dados pessoais não serão publicados. Caso tenha alguma duvida, por favor entre em contato por e-mail: hanamiunhas@gmail.com