30 de abril de 2013

Como você lixa suas unhas?

Revisando as dicas para ter unhas fortes, percebi que faltava uma explicação mais específica sobre lixar as unhas, afinal, apesar de parecer simples esta é uma etapa muito importante para que nossas unhas cresçam fortes e saudáveis, e, é sempre bom esclarecer algumas coisas, ou mesmo, refletir sobre esses esclarecimentos...

Antes de tudo, é necessário definir qual formato deseja para suas unhas, além de observar bem o seu comprimento. Já fiz um post sobre os formatos das unhas aqui, de qualquer forma os mais utilizados costumam ser: o redondo e o quadrado.

Tudo começa com a escolha da lixa, qual você costuma utilizar?

De Areia (conhecida também como Lixa de Papel ou descartável)

 São as mais comuns e fáceis de encontrar, seja coloridas ou não, são finas e ásperas, feitas de papelão coberto com grânulos de areia. Por ser muito abrasiva, esse tipo de lixa deve ser usado com muito cuidado, costuma deixar rebarbas na unha após a utilização, portanto, se faz necessário um acabamento com lixa mais fina.
Obs: Algumas lixas de areia, no lugar do papelão tem seu miolo de madeira, plastico ou até vidro, no entanto, a textura da lixa em si, é o mesmo.


De Metal

É uma placa de metal texturizada áspera, costuma vir naqueles kits de manicure (alicate + pinça + espatula + lixa). É duradoura e pode ser levada na bolsa, sem o risco de quebrar ou dobrar. As versões de metal são menos agressivas que as de areia, no entanto, costumamos fazer mais força com ela na hora de lixar as unhas, já que não sentimos um resultado muito imediato. Por isso, é preciso usá-la com cuidado: o excesso de força faz com que as unhas criem fissuras  facilitando que se lasquem.


Lixas Polidoras

São feitas com uma estrutura de espuma e costumam ter dois ou mais lados com graus de abrasividade (e textura) diferentes. Servem para dar polimento e brilho extra às unhas naturais e são muito usadas na aplicação de unhas de porcelana, para dar acabamento. Também há versões de lixa polidora em formato de bloco. São laváveis e podem ser usadas para dar uma leve uniformizada nas unhas, para tirar as rebarbas deixadas pela lixa de areia.


De vidro (também conhecida como Lixa de Cristal)

Mais caras e difíceis de encontrar, ja que a grande maioria (se não todas) são importadas, as lixas de vidro são suaves e menos abrasivas. São as lixas mais indicadas para acabamento, justamente por serem delicadas e causarem menos danos às lâminas das unhas. Não produzem aquele “pozinho” após o lixamento ou aquelas “sobras” brancas junto às unhas. Portanto, a lixa mais adequada no quesito "delicadeza".



Mas se você, assim como eu, ainda não possui uma belezinha dessas, pode salvar suas unhas combinando uma lixa comum (eu uso de areia - a parte mais fina) com uma lixa polidora para dar acabamento.

Escolhida a sua lixa, vamos aos procedimentos:

  • Caso queira diminuir bem o comprimento de suas unhas, o ideal é utilizar um cortador, tesourinha ou alicate de unhas. No entanto, se deseja apenas padronizar o comprimento ou corrigir o formato é indicado utilizar somente a lixa de unhas.
  • Se suas unhas estão curtas para médias, é mais fácil manter o formato que usa atualmente, a não ser que estejam quadradas e queira transformá-las em unhas ovais ou arredondadas. O processo contrario só é possível caso sua unha esteja pouco mais comprida pois será necessário desenhar os cantos perdendo bastante do comprimento atual.

Truques:

  • Unhas pintadas com cores visíveis ajudam a enxergar se as unhas estão ficando no formato desejado. Por isso, se não tem o hábito de lixar as próprias unhas, aproveite para lixar antes de retirar o esmalte antigo. Já no caso de unhas redondas, talvez seja melhor lixá-las sem esmalte mesmo, pois dá pra visualizar a linha de crescimento da unha e lixar acompanhando o seu formato.
  • Ao invés de direcionar as unhas para você , procure espalmar a mão sobre uma superfície lisa e deixar os dedos esticados (como se outra pessoa fosse lixar para você), assim poderá ter uma visão mais acertada quanto ao comprimento e formato escolhido.
  • Olhando de cima, deixe a lixa  rente e em posição totalmente horizontal em relação à unha a ser lixada. Mantenha o movimento da lixa de maneira contínua, num único sentido e sem vai-e-vem*. Apoie a lixa na unha e puxe a mesma para um único sentido.
* O conhecido vai e vem (a qual fomos acostumadas) funciona como uma serra,  deixando várias irregularidades no local, se observarmos bem podemos até enxergar as 3 placas que compõem nossas unhas (uma mais fina recobrindo o leito; uma intermediária que dá volume e a terceira que reveste a placa como um todo). Se estas camadas ficarem expostas (abertas)  podem causar traumas e fissuras que futuramente poderão enroscar, lascar, quebrar e enfraquecer nossas unhas.


Para unhas redondas ou ovais:
Imagem: NailVenus Sep2009

Para cada  canto da unha, imagine um arco. Posicione a lixa lateralmente e faça a curva (no canto da unha) para que a ponta fique suave. Faça a mesma coisa do outro lado.  Agora, imagine um arco novamente na ponta da unhas  e una as duas pontas (cada canto)  até que o efeito redondinho fique completo.


Para unhas quadradas:
Imagem : NailVenus Sep2009

Concentre-se em lixar, deixando reto a ponta da unha. Quando as unhas já estiverem do agrado, lixe as
laterais em direção a ponta da unha.  Repita do outro lado. Para que não fique a pontinha no canto, arredonde-as como na explicação abaixo.


Para unhas quadradas com o canto arredondado (é melhor para não quebrar/enroscar):
Imagem: NailVenus Sep2009

Concentre-se em lixar, deixando reto a ponta da unha. Quando as unhas já estiverem do agrado, lixe as
pontinhas lateralmente para que não fique nenhuma ponta aguda que possa machucar: posicione a lixa lateralmente lixe de lado, vá em direção a ponta da unha e faça a curva suavemente  para que a ponta desapareça. Repita do outro lado.



Vale lembrar que as lixas estão aí para deixar nossas unhas lisinhas (com um melhor acabamento) , portanto, evite usar com muita frequência pois, em excesso, podem danificar suas unhas. OK?

(Informações sobre tipos de Lixa baseadas na matéria realizada pelo Portal Extra)

0 comentários:

Postar um comentário

OBRIGADA POR DEIXAR SUA OPINIÃO!

* Seu comentário é muito importante para a vida deste blog ^_^

** É blogueira? Deixe o link de seu blog para que eu possa retribuir a visita

*** Conteúdos com linguagem inadequada ou contendo dados pessoais não serão publicados. Caso tenha alguma duvida, por favor entre em contato por e-mail: hanamiunhas@gmail.com