9 de maio de 2013

12 Dicas para Unhas Fortes e Grandes

Bem, já devem ter reparado que ultimamente tenho falado muito sobre como conquistar e manter as unhas grandes e fortes. E já que minhas unhas estão mais curtinhas, nada mais natural que eu queira que elas cresçam  saudáveis.
Então, selecionei algumas informações e compilei neste post, porque, verdade seja dita: As unhas são realmente uma das maiores preocupações das mulheres.

Mas, apesar de todo cuidado, algumas mulheres não possuem unhas resistentes e a sua quebra é inevitável.

Tirinha : Mulher de 30   por Cibele Santos para Risqué                                                                                                 


É óbvio que a sua unha não irá crescer de forma saudável caso não tenha alguns cuidados:

1- Primeiro, é importante observar suas unhas. Elas possuem ondulações, estão amareladas, manchadas? Isso pode indicar algum problema de saúde ou deficiência vitamínica, é bom procurar um médico para que possa diagnosticar e cortar o mal pela raiz. Neste LINK saberá um pouco mais sobre o assunto.

Hanami Unhas Adesivo B57
2- É muito importante também se alimentar adequadamente. Desta forma, haverá a absorção adequada de nutrientes responsáveis pela composição das unhas. Unhas fracas, quebradiças e manchadas podem ser resultado de má alimentação. Isso porque tais problemas estão diretamente relacionados à falta de certos nutrientes. Saiba quais alimentos não podem faltar, clicando aqui.

3- Já o hábito de Roer as unhas, deve ser totalmente abandonado. Todo mundo sabe que é uma tarefa difícil, mas não impossível . Além de deixar as unhas curtas pela constante roeção,  a saliva é ácida provocando o enfraquecimento das mesmas. Mas, como solucionar este problema? Fiz um post especial com algumas dicas AQUI.

4- É importante lixar as unhas de vez em quando para selar a ponta da unha, evitando que as mesmas se lasquem com facilidade. Mas, utilize o lado fino (mais delicado) da lixa pois, o lado mais áspero  fará com que as camadas se abram, deixando as unhas predispostas a quebras e rachaduras. O ideal é lixar em apenas um sentido (sem vai e vem), pois indo de um lado para outro com a lixa é como se estivesse abrindo e fechando as placas, lixando em apenas uma direção, as camadas seguirão o mesmo sentido da lixa, fechando-se. Recentemente , fiz um post sobre lixas AQUI

5- Também, devemos ter cuidado para não retirar muito as cutículas,  e sim, apenas o excedente, evitando a entrada de fungos e bactérias (que podem causar estragos ainda maiores, caso ocorra).

Agora, com relação aos produtos:

6- Produtos de limpeza por conter muitas substancias químicas também enfraquecem as unhas. Por isso, jamais se esqueça de usar boas luvas de borracha (mesmo que seja para lavar a louça) e não faça de suas unhas uma ferramenta (para abrir embalagens, romper lacres, etc...).

Hanami Unhas Adesivo C23
7- O uso de um creme específico para as mãos, várias vezes ao dia, evita ressecamento e promove uma hidratação intensa além de criar uma película protetora, revitalizando a pele. Existem  vários cremes específicos no mercado, ajudando a manter as unhas fortes e a pele hidratada.

Ainda sobre cuidados específicos:

8- Antes de qualquer esmaltação é essencial utilizar uma base sobre as unhas. As bases protegem as unhas e evitam que o esmalte fique em contato direto com a pele, além disso, praticamente todas as marcas de esmaltes disponíveis no mercado possuem em sua linha de cuidados, uma formulação especifica para cada tipo de problema. É só buscar saber qual melhor se adequa ao seu caso, mas, não se esqueça: cada caso é um caso, o que funcionou bem para mim ou para sua amiga, pode não funcionar para você. Fique atenta!

9- Manter as unhas esmaltadas ajuda a evitar traumas, pelo simples fato de estarem esmaltadas. Ou vocês não tomam mais cuidado quando estão de esmalte nas unhas? Ainda mais quando a cor é mais aparente, qualquer lasquinha ou marca já incomoda.

10- Cuidado especial, se perceber qualquer reação alérgica quanto ao esmalte: Existem diversas linhas de esmalte próprios para pessoas alérgicas. Veja aqui como identificar uma alergia...


11- Na hora de retirar o esmalte,não fique cutucando tentando tirar com os dentes ou usando as próprias unhas. Além do aspecto feio, altera a superfície da unha.  Utilize removedores de esmalte que são próprios para isso, e EVITE produtos a base de acetona, pois esta substancia resseca a unha.

12- Por último e não menos importante: Fique, pelo menos, três dias por semana sem usar esmaltes. É importante dar uma pausa para que as unhas possam receber hidratação. Substâncias presentes na composição dos esmaltes comuns, como tolueno e formaldeído, agridem a lâmina da unha, ressecando-a e fragilizando-a.


Ainda assim, se todas essas dicas não forem suficientes, que tal uma forcinha extra?
Acessa aqui algumas receitinhas caseiras e uma das Simpatias da Dona Eufrázia. Quem sabe, não é o estímulo que suas unhas precisam para se mostrarem grandes e fortes?


Tudo anotadinho, vamos à prática???

E, se você  conhece mais alguma dica... Compartilha com a gente deixando um comentário!





0 comentários:

Postar um comentário

OBRIGADA POR DEIXAR SUA OPINIÃO!

* Seu comentário é muito importante para a vida deste blog ^_^

** É blogueira? Deixe o link de seu blog para que eu possa retribuir a visita

*** Conteúdos com linguagem inadequada ou contendo dados pessoais não serão publicados. Caso tenha alguma duvida, por favor entre em contato por e-mail: hanamiunhas@gmail.com